Vídeo não pode ser exibido.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009



Existe uma opinião entre alguns cristãos de que a intelectualidade e a espiritualidade são antagônicas. Isso é um erro muito sério. O fato de pensar e buscar bases racionais para a fé não elimina aspectos vitais da fé cristã, como a oração e busca constante de santificação.
Os homens de Deus, principalmente hoje, mais do que séculos antes, precisam estar preparados para responderem com coerência e cabeça erguida os questionamentos em relação a fé. Uma fé irracional não é digna de crédito.
Curiosamente os cristãos que mais se destacaram na história da igreja foram justamente os pensadores. Martinho Lutero e Calvino são dois bons exemplos. Eles fizeram uma diferença enorme em sua época e continuam fazendo hoje. A obra que eles deixaram é de uma relevância muito grande.
O cristão nunca perde nada quando se dedica exaustivamente ao estudo das Escrituras. A falta de espiritualidade não se deve ao fato de adquirirmos o conhecimento. Aqueles que são "frios" espiritualmente, continuariam frios, quer sejam intelectuais ou não.
Creio que está na hora dos cristãos se dedicarem mais ao estudo sistemático das Escrituras, pois tanto o cristão quanto o cristianismo como sistema cresceriam de forma assombrosa. Deus pode usar qualquer pessoa, mas certamente aquele que tem maiores conhecimentos, maiores possibilidades tem de fazer maior diferença.
Autor: Oseas de G. Oliveira